13/03/2015

Eventos

Fora Dengue

Fora Dengue Dengue

CONSIDERANDO A REALIDADE DOS CASOS DE DENGUE REGISTRADOS EM NOSSA CIDADE, O TEXTO ABAIXO E OS DOIS ANEXOS DESTA CIRCULAR FORAM ENCAMINHADOS PELA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOTUCATU.

ESTAMOS REFORÇANDO AS ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS A RESPEITO.

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS NESTA CAMPANHA.

O que é a dengue: A dengue é uma doença infecciosa, causada por um vírus e transmitida pelo Aedes Aegypti, mais conhecido como “mosquito da dengue”.

Dengue: A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer melindre, manha. O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo vírus.

Transmissão: A dengue é transmitida apenas através da picada do mosquito Aedes Aegypti fêmea, infectada com o vírus. Não existe transmissão pelo contato do doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

O mosquito: O nome do mosquito é composto pelas palavras Aedes (odioso) e Aegypti (do Egito) e significa “odioso do Egito”. Apenas a fêmea desse mosquito transmite a doença, pois apenas ela se

alimenta de sangue. O macho e a fêmea se alimentam de néctar e seiva das plantas, porém a fêmea utiliza o sangue para nutrir os ovos que estão em sua barriga.

Características do Aedes Aegypti: É semelhante ao pernilongo comum, porém tem listas brancas no corpo e patas. Seu tamanho é de aproximadamente 5 milímetros. Picam preferencialmente durante o

dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. É silencioso ao voar. Desenvolve-se em água parada e limpa (sem produtos químicos, como sabão, cloro, detergente, sal, entre outros).

Tipos de vírus da dengue: Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os números não têm relação com a gravidade da doença, mas sim com a ordem em que os subtipos do vírus

foram descobertos. Uma vez que a pessoa foi contaminada com um dos tipos do vírus, ela fica imune ao mesmo, porém ainda poderá pegar os outros três.

Sintomas da dengue: O número e a intensidade dos sintomas variam entre as pessoas. A dengue causa três ou mais desses sintomas juntos: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, dor nas juntas, dor muscular, enjoo, vômito, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em dez dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

Dengue Hemorrágica: É a forma grave da dengue. No início, os sintomas são iguais aos da dengue clássica, mas após o quinto dia da doença, os pacientes apresentam sangramento no nariz, gengivas, hemorragia em diferentes órgãos, queda da pressão arterial. Pode levar à morte.

Tratamento: Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, soro caseiro, etc. Não devem ser usados medicamentos por conta própria, pois medicamentos como a aspirina e o AAS podem causar hemorragias e agravar a doença. Caso apresente três ou mais dos sintomas citados, procure a Unidade Básica de Saúde, pois apenas o médico poderá indicar a medicação correta.

Prevenção: Não existe vacina contra a dengue, sendo assim, a prevenção é combater o único transmissor da doença, o mosquito Aedes Aegypti. Não deixe água parada!

Tópicos

Dengue
< voltar