No Itinerário Lassaliano, é celebrado em 30 de abril o nascimento de João Batista de La Salle. O homem que viria fundar o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e tornar-se Santo nasceu em 1651, na mansão “La Cloche”, em Reims, na França. Foi batizado no mesmo dia, sendo seus padrinhos os avós paternos.
La Salle dedicou sua vida a educar os mais humildes, abdicou de sua condição de nobre e tornou-se o patrono dos educadores. O falecimento ocorreu em 1719. Seu legado continua com o trabalho dos Irmãos Lassalistas e dos Leigos na missão por uma educação cristã e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade.
“Nós, Lassalistas, herdeiros do legado pedagógico de La Salle, temos o compromisso de continuar interpretando a vontade de Deus para a realidade atual da educação, por meio do estudo das suas obras escritas, da inovação pedagógica, da partilha do carisma e das boas práticas educativas”, disse o Ir. Angelo Ezequiel Leubet, Diretor do Postulantado La Salle Niterói.
No próximo mês, a Rede La Salle prepara-se para celebrar a semana comemorativa ao Santo Fundador, quando as Comunidades Educativas, Religiosas e Formativas relembram o dia 15 de maio, ocasião em que São João Batista de La Salle foi declarado patrono de todos os educadores pelo Papa Pio XII, em 1950.