Com o intuito de reforçar a importância da imunização contra o vírus do HPV, que pode causar câncer de útero, o Colégio La Salle Canoas aderiu a campanha de vacinação do Ministério da Saúde.
Além do trabalho de esclarecimento e orientação, realizado por profissionais da área da saúde, a escola disponibilizou à equipe da Secretaria da Saúde uma de suas salas para a aplicação da vacina.
No dia 26/03, quarta-feira, as alunas previamente autorizadas pelos pais receberam a primeira dose da vacina contra o HPV, que para garantir a proteção completa ocorrerá de forma estendida, em três doses, em meninas de 11 a 13 anos.
Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde, a 2ª dose da vacina será realizada nos postos de saúde, a partir de setembro de 2014 e a terceira ocorrerá daqui há cinco anos.
No Rio Grande do Sul, existem cerca de 258 mil meninas incluídas na faixa etária do programa de vacinação. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.
Durante a ação, todas as alunas receberam uma caderneta com calendário de vacinação, com agendamento prévio da 2ª dose.