Temática do encontro foi “Escola - Família - Juventudes”
Educadores de vários municípios participaram do evento
Cerca de
400 professores e diretores das escolas lassalistas de vários municípios gaúchos
participaram do Encontro Provincial de Educadores Lassalistas - Epel, no Salão
de Atos La Salle. Recepcionados pelo
Provincial e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat, o grupo se
reuniu, como anualmente acontece, para refletir sobre a prática educativa. O
vice-reitor do Unilasalle, Ir. Cledes Antônio Casagrande, a Pró-reitora Acadêmica do Unilasalle Canoas, Professora
Vera Ramires, e a diretora do Colégio La Salle Canoas, Elisa Medeiros,
também recepcionaram o grupo neste evento organizado pela direção de Missão e
Pastoral da Rede.
Sob a temática “Escola - Família - Juventudes”, os educadores participaram, pela manhã, do painel “Escola – família e juventude: nosso compromisso de educar”, com a psicóloga e escritora, Adriana Wagner, e com o professor e assessor acadêmico-pedagógico da La Salle Business School do Unilasalle Canoas, Augusto Niche Teixeira. À tarde os professores se dividiram em grupos, por nível de ensino, para trocar experiências. Momentos de confraternização, como o café da manhã servido antes da abertura do evento, e o café servido no encerramento fizeram parte da programação que também incluiu uma Missa Solene.
O Ir. Jardelino destacou que no processo de educar e aprender a família e a escola precisam sentir-se responsavelmente parceiras, ou seja, aliadas para assumir o compromisso com o ser humano. “Todos nós reconhecemos que a escola é o lugar onde se proporciona entendimento e compreensão dos limites, das regra, da formação de valores éticos, religiosos, morais e afetivos que levam ao exercício da cidadania.”
“É preciso educar para a complexidade”
Na era da cultura digital, lembrou o professor Augusto Niche Teixeira, é preciso educar para a complexidade. Ele também afirmou que os jovens hoje buscam experiências de aprendizagem no contexto do século 21. Querem emoção, sentido e significado. Ele ainda convidou o grupo a questionar sobre as práticas educativas que hoje não atraem tanto os alunos. “Crianças e jovens de hoje têm uma estrutura cerebral diferente de gerações passadas, porque recebem outros estímulos”, afirmou.
Adriana Wagner falou das mudanças no perfil da família brasileira, assunto que pesquisa e sobre o qual tem vários artigos publicados. De acordo com ela, num contexto de separações e novos casamentos, de predomínio da guarda dos filhos com as mulheres, de gravidez tardia, surge uma crise no modelo tradicional de família e alguns desafios: a falta de paradigmas explicativos do funcionamento de tal diversidades familiar e uma demanda crescente de novas alternativas de regras de funcionamento. Ela levantou a questão de como lidar com essas novas demandas na escola e opinou que são caminhos que estão sendo construídos.