Nesta semana os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do La Salle Canoas receberam a visita do Instituto Cuidar Jovem, ONG que tem como objetivo alertar os jovens sobre os perigos da vida noturna. A instituição promove palestras para instruir e incentivar os adolescentes a investigar a idoneidade e segurança dos locais onde ocorrem festas e também evitar comportamentos de risco, como o uso de drogas e o consumo de bebidas alcóolicas.
Os encontros que aconteceram nos dias 06 e 07/08, no Salão de Atos da escola, foram ministrados pelo próprio fundador do Instituto Cuidar Jovem, Marcos Muccillo Daudt, que afirma que através da prevenção é possível ter uma festa divertida, sem violência e arrependimentos. “Com alguns cuidados é possível identificar se você está em um lugar seguro. Por isso, é importante que os jovens fiquem atentos se no local existem itens de segurança e uma equipe qualificada, além de verificar já na entrada, onde estão as saídas de emergência.”
Outro ponto bastante abordado na palestra foi sobre os riscos do consumo de bebidas e outras substâncias tóxicas, muito comuns em festas. “Ninguém precisa de álcool e drogas para se divertir e em casos onde ocorrem abusos o melhor a fazer é se retirar e curtir o final da noite em paz. Outro ponto que gosto de alertar é sobre os perigos e malefícios para a saúde das bebidas energéticas”, relata Marcos.
Como a participação de festas é uma etapa comum na fase da adolescência, Marcos acredita que melhor que proibir é orientar os jovens, para que saibam fazer escolhas conscientes e também, para que aprendam a dizer não quando necessário.
De acordo com a orientadora Educacional Sheila Rolim, a palestra teve uma ótima repercussão entre os alunos e inclusive entre as famílias, tanto que alguns pais procuraram o SOE dizendo que os os filhos conversaram em casa sobre o que foi abordado na palestra.