Conheça a Reflexão Lassalista nº 9
Tema norteará as atividades das Comunidades Lassalistas do mundo todo
O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, sede mundial da Rede La Salle em Roma, na Itália, tornou pública a Reflexão Lassalista nº 9, que, este ano, tem como tema central “DNA Lassalista: e você, para onde dirige o olhar?”. Assim como nos anos anteriores, a temática irá direcionar os momentos de reflexão nas Comunidades Educativas e entre os lassalistas de todo o mundo.
A Reflexão nº 9 busca aprofundar-se em nossa missão, que é ampla, vai além das salas de aula e nos chama para um olhar de humanidade e igualdade. O objetivo principal é discutir as dificuldades do mundo ao nosso redor e como elas afetam a nossa vida diária, para então, incentivar novas soluções que nos aproximem mais uns dos outros. A partir da reflexão, somos chamados a interpretar a realidade pelos olhos de Deus.
A busca por respostas trará diferentes olhares para a missão educativa da Rede La Salle, e oportunizará uma reflexão sobre como os desafios do cotidiano impactam nossa própria vida, a convivência familiar, em nossas escolas, universidades e obras socioeducativas, nossas relações amigáveis, além das circunstâncias políticas e sociais do país e do mundo.
A ideia é que a Reflexão Lassalista nº 9 seja um documento colaborativo, complementado ao longo do ano com o testemunho de lassalistas de todo os cantos sobre o tema. Assim, as instituições de ensino da Rede La Salle em todo o mundo poderão enriquecer esta Reflexão com outros elementos, valores ou ações de identidade próprios da sua realidade atual, histórias e tradições.
Dessa forma, se abrirá a oportunidade de incentivar a conversa local, regional e internacional sobre quem somos como instituição e quem somos como indivíduos, herdeiros e protagonistas do carisma lassalista, a partir do legado deixado por São João Batista de La Salle.
Clique aqui e confira o vídeo do lançamento oficial da Reflexão Lassalista nº 9 e acompanhe a temática que será trabalhada ao longo de 2024 em todas as Comunidades Educativas e Religiosas, norteando projetos, ações, eventos e demais atividades. Clique aqui e leia o documento.