O Colégio La Salle Dores, atento aos assuntos que atingem o processo educacional no país, expõe suas considerações a respeito da carta enviada pelo Ministério da Educação às escolas de todo o país.
Sendo instituição privada de ensino centenária, comprometida com a educação das crianças e jovens por meio dos valores lassalistas, o Colégio destaca que sua posição acompanha a postura adotada pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), que diz o seguinte:
“O Ministério da Educação não pode interferir na autonomia das escolas particulares e na sua liberdade de ensinar. É legítimo que sugira ações que poderão ser aceitas ou não, mas não pode exigir. A vivência dos valores cívicos está presente na escola, independente da sua natureza e do seu projeto pedagógico. Ensinar os alunos a cantar o hino nacional, por exemplo, já faz parte das atividades das instituições, mas cabe a elas decidir quando e como desenvolver essa atividade. Genuinamente, a preocupação da escola tem que ser com a vivência dos valores, também cívicos, isso é um compromisso da escola.”
A carta do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi enviada com um pedido de cumprimento voluntário para que fosse lida no primeiro dia letivo deste ano, dizendo o seguinte:
“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”.
No e-mail em que a carta foi enviada, pede-se ainda que, após a sua leitura, professores, alunos e demais funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional.
O Colégio La Salle Dores ressalta que seguirá com sua filosofia ancorada no tripé Lassalista Fé, Fraternidade e Serviço, oportunizando a formação humana e cristã, o acolhimento e educação integral e integradora.
Com informações:
SINEPE/RS:
http://www.sinepe-rs.org.br/site/informacao/noticias_11045
Portal do Ministério da Educação: