Os desafios que o sistema educacional apresenta ao longo destes últimos anos demandam práticas educativas inovadoras. Neste sentido, o presente projeto teve como propósito oferecer aos alunos do 7º ano uma demonstração das práticas de cultivo de plantas e hortaliças orgânicas, estudo sobre água e solo, conservação do meio ambiente e observação da fauna e da flora. Com isso, os alunos vivenciaram, na prática, os assuntos abordados em sala de aula.
Nesse sentido as professoras Fabiane Meirelles (Geografia) e a Priscila Vaz (Ciências), desenvolveram um projeto para que os alunos tivessem uma experiência no meio rural, além de favorecer o aprendizado dos estudantes em relação aos conteúdos específicos desenvolvidos em sala de aula, também possibilitaram a compreensão e valorização do trabalho do agricultor e das suas atividades produtivas.
Hoje, sabe-se que a zona rural ocupa 30% do território de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Abrangendo 11 bairros, onde se localizam as propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais.
A agroecologia e sua diversidade, bem como a criação de ovelhas e cavalos, despertam interesse neste destino que conta hoje com diversos empreendimentos, com diversos potenciais e atrativos como espaços para Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural e de Estudos, com tematizações diversas. Além desses diferentes segmentos do turismo, os Caminhos Rurais buscam um novo modelo de desenvolvimento turístico, pautado no associativismo e no protagonismo da comunidade local. Uma das propriedades que fazem parte deste roteiro está o Sítio do Mato, no qual os alunos visitaram.
Foi de grande importância para os educandos a visitação no Sítio do Mato, em Porto Alegre, pois puderam compreender alguns conceitos, na prática, do turismo rural pedagógico permitindo com que tivessem experiências enriquecedoras.
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Professoras Fabiane e Priscila.