Quinze ensaios tateando o comando de um barco do qual nunca tinha sido capitão. A viagem de Carlos Drummond de Andrade, desta vez, se faz por narrativas curtas, como a de Dasdores, cujos pensamentos estão no namorado enquanto ela monta o presépio do Natal. Em “Contos de Aprendiz”, o poeta considerado mais influente do século XX se diz mero marinheiro, como quem deixa o recado: Ninguém começa sabendo de tudo, mas sim disposto a aprender (para ele escrever contos era novidade em 1951). Este é o significado da palavra “aprendiz”, bem conhecida por um grupo animado de jovens, que passou pela Escola La Salle RJ na última semana.
A turma de aprendizes dos Correios visitou nossos pequenos, ao lado do professor Luciano Rodrigues Pinto, responsável por ministrar no Unilasalle-RJ disciplinas nos cursos de Administração, Engenharia, Ciências Contábeis e Pedagogia. Pinto é ainda instrutor em gestão para cursos de jovens aprendizes nas áreas de logística e cursos técnicos no Senai, onde atua há oito anos. “Esses estudantes criaram a simulação de uma OSCIP (ONGS abertas pela iniciativa privada). Além de fazerem orçamento e plano de marketing nesta empresa, eles preparam um produto real para ser distribuído”, explica o mestre.
Os estojos e porta-lápis reciclados foram recebidos com carinho pelos aluninhos da La Salle RJ. Veja na fotogaleria da matéria.