“Há uma sala em que você pode ver através do espelho, mas as coisas trocam de lado (...) Oh Kitty, como seria bom poder atravessar a casa do espelho, tenho certeza de que nela, oh, há tantas coisas bonitas. Vamos fazer de conta que é possível atravessar para lá de alguma maneira, Kitty, vamos fazer de conta que o espelho ficou todo macio, como gaze”. Em “Alice Através do Espelho”, Lewis Carroll leva nossa já conhecida visitante do País das Maravilhas a uma nova viagem e esta história começa pelo reflexo. No mundo real, alcançar o outro lado é realmente apenas um faz de conta, mas há muito sobre nós escondido ali. Afinal, o exercício de olhar o espelho talvez seja um dos estágios mais iniciais de reconhecermos nós mesmos.
A Escola La Salle RJ sabe bem disso e trabalha, desde o 1º período, várias atividades para que as crianças sejam capazes de responder à pergunta: “Quem sou eu?” Na nossa brincadeira de gente grande tem espelho, desenho de si mesmo e até nome de massinha, tudo para cumprir uma de nossas metas pedagógicas: “A identidade e a personalidade do educando serão trabalhados em seu contexto singular e social”.