Aparecida, das Graças, do Carmo, das Dores, do Perpétuo Socorro, de Nazaré, de Fátima, de Guadalupe, dos Navegantes, do Sagrado Coração. São muitos os títulos da mãe de Deus, mas um só significado para tantos nomes: o amor. No mês dedicado a ela e no ano mariano, instituído por conta dos três séculos de aparição da imagem da padroeira do Brasil, a festa para celebrar este sentimento tinha que ser mais do que especial na Escola La Salle RJ. Dia 22 de maio, as turminhas foram reunidas no refeitório para ouvir sobre Nossa Senhora e coroá-la como rainha. O momento contou com a oração da Ave Maria puxada pelos alunos Gabriela Campos, Sophia Boechat, Margarida Amaral e Luiz Otávio da Cunha, do 3º período. De mãos postas em posição de prece, os 100 alunos repetiram em coro as palavras ditas pelo Arcanjo Gabriel.
A oração foi antecedida por outros versos, esses acompanhados de notas musicais. “Mãezinha do céu, eu não sei rezar / Eu só sei dizer, eu quero te amar”, entoou o Irmão Fabricio Heinzmann junto das crianças. Em seguida, o diretor da Escola La Salle RJ contou uma história para os pequenos: “Maria foi escolhida para trazer para a Terra o filho de Deus. Ela era uma moça que morava em Nazaré, na Galileia. O esposo de Maria era carpinteiro, ele fazia mesas. Deus preparou para Maria uma grande missão. O mundo em que ela vivia estava cheio de pessoas más, fazendo coisas ruins, feias. Então Deus, por meio de um anjo, falou para Maria que ela seria mãe de Jesus e que Ele iria libertar os homens do pecado. Ela disse ‘Sim, sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade’”.
E “se um dia um anjo declarou/ Que tu eras cheia de Deus”, como os pequenos cantaram em “Perfeito é quem te criou”, nada mais justo do que colocar na cabeça dela uma coroa, levada pelas alunas Ana Júlia Martins e Maria Clara Rangel, do 2º período, para a amiga Julia de Albuquerque, vestida de anjo, homenagear Maria.