Veio de Letícia a primeira entrega à emoção. Junto de Leandro, sua missão era homenagear o diretor executivo, Irmão Fabricio Heinzmann. Na última frase, o rompante: a voz embargada tentava dizer as palavras, entre os soluços que precisavam ser postos para fora e as lágrimas que teimavam em cair. Em outros momentos da cerimônia, elas também escorreram pelos rostos de Julia, de Leonardo, de Sarah, de Davy, de Joana. Cada um em seu momento e da sua forma, todos experimentavam a mesma sensação. A maioria dos alunos chegou quando a Escola La Salle Rio de Janeiro ainda era CEPLAS. Àquela altura, tinham apenas três anos e alguns já enfrentavam desafios, como a pobreza extrema. A trajetória que antecede a alfabetização chegou ao fim para os 25 alunos do Pré II na última quinta-feira, dia 20, em cerimônia de formatura onde o coração venceu qualquer disputa e o roteiro nas mãos da coordenadora Maviane de Lima ganhou segundo plano.
O script contemplava a fala dos diretores, Irmão Jardelino Menegat e Irmão Fabricio Heinzmann; homenagens das crianças a funcionários, professoras, colegas de turma, direção e familiares; a explicação pelos próprios formandos da Salada de Letras, a história da boneca Camila que os ajudou a conhecer o alfabeto; e, ainda, a apresentação das músicas preferidas da turma. Julia de Albuquerque, de 5 anos, foi uma das alunas escolhidas para falar do auxílio que a Camila trouxe à sua vida. Assim como Letícia, chorou no palco. Mas, antes mesmo da formatura, Juju já demonstrava o quanto ia sentir falta da escola. “Vou sentir saudade do Nicolas por causa que ele é o meu melhor amigo. Eu brinco de Pókemon com ele. Sou o Pikachu e ele é o Ash e eu fico abraçando ele. Vou sentir saudade também da tia Adriana, tia Isabela, tia Ana Paula e tia Bianca. Ah, e do Samuel, que também é meu amigo”, sintetizou durante a visita do Papai Noel. E quando escuta que os funcionários lembram dela pequenininha, a resposta vem na ponta da língua: “Eu não comia nada nada, agora eu como. Hoje eu comi arroz, feijão e ovo”.
Comer bem é um legado que a Escola La Salle deixa na vida de Juju, mas para o Irmão Fabricio há também outros. “Cada um vai para uma escola, porém tem uma sementinha chamada La Salle no coração de cada aluno e nós vamos esperar que essa sementinha também cresça com muito amor e carinho. Que vocês, pais, possam garantir que essa sementinha cresça saudável”, desejou. Já o Irmão Jardelino Menegat, garantiu que o maior tesouro dos responsáveis foi bem cuidado na La Salle RJ “e deixará saudades”. No fim, esta palavra é o que também explica o choro das crianças. Mas, em breve, elas aprenderão que para voar é preciso deixar ir.
Veja aqui todas as fotos da formatura. E conheça abaixo a turminha do Pré II:
ANA CLARA CHRISTOFORI GONÇALVES
ANA JÚLIA MARTINS ESTEVES
BERNARDO DORNELLAS DE OLIVEIRA
CAIO FELIPE DA SILVA BRAZ JUNIOR
DAVY LUCCA ESTEVES FERNANDES
EMILLY VITÓRIA ALVES DA SILVA
ENNY LETHICIA GUIMARÃES CUNHA
GABRIELA CORRÊA DE ABREU ROCHA
GUILHERME BARBOSA ABREU
JOANNA DAS GRAÇAS DE SOUZA SILVA
JOÃO GUILHERME FREITAS DE CARVALHO
JOÃO MIGUEL DO NASCIMENTO DE SOUZA
JULIA DE ALBUQUERQUE DANTAS PEREIRA
LEANDRO MATHEUS RAMOS DOS SANTOS
LEONARDO DA CUNHA PINTO
LETÍCIA VICTOR JACCOUD DA SILVA
MARIA CLARA RANGEL DE MENDONÇA FERREIRA DE LIMA
MATEUS ANGELINO NOGUEIRA
NICOLAS GABRIEL TEIXEIRA DE SOUZA
PAULO HENRIQUE FLORES DE ALMEIDA
PEDRO LUCAS ALCÂNTARA GOMES
SAMUEL RHAVY DE SOUZA DA COSTA
SARAH DE ALMEIDA MORAESSOFIA QUEIROZ MENDES RIZO
SOFIA QUEIROZ MENDES RIZO
THALLES FIGUEIREDO DE ANDRADE
Por Luiza Gould
Fotos de Camila Reis
Ascom Unilasalle-RJ