Antes mesmo de ser construída, quando ainda era apenas um sonho. Antes das paredes coloridas, dos brinquedos, das salas de aula, das grandes panelas no fogão com a comida do almoço, da ludeca, dos livros. Antes de cada detalhe ser preparado para receber os alunos, a Escola La Salle Rio de Janeiro já tinha um legado a deixar: fazer seus alunos pertencerem a uma família, a segunda, para além daquelas em que eles nasceram. Trata-se da família lassalista, unida em 80 países, repleta da ternura de mãe e da firmeza de pai. Foi como família que pedagogas, colaboradores, coordenação e direção receberam mães, pais, irmãs, irmãos, avós, avôs, tias e tios no dia 17 de agosto. Por mais um ano, a escola realizou a Festa da Família em uma manhã voltada ao estreitamento de laços entre instituição, responsáveis e os protagonistas: as crianças.
E elas se divertiram? “Eu gostei de pintar de tinta e de fazer slime. Eu também fiz biscoito e ficou uma delícia”, conta Gabriela Torres, aluna do Pré II. Gabi faz obras de arte em casa com tinta guache, aprendeu a confeccionar o slime, a massinha da moda produzida à base de cola, com a irmã Giovanna e também com o auxílio dela já colocou a mão na massa para preparar guloseimas. Mas viver tudo isso na escola junto da irmã e da mãe Adriana teve um ar de novidade para a menina de 5 anos.
Para Pedro da Silva Pantoja, do Pré I B, não foi diferente. A empolgação era tanta com a presença dos pais no local onde passa a maior parte do seu dia que rendeu até comentários, como conta a mãe Taiane da Silva Carvalho: “Cheguei na correria, porque trabalharia depois, mas eu e meu marido nos sentimos muito acolhidos. As professoras e a coordenadora Maviane Lima nos receberam com o maior prazer, então realmente nos sentimos queridos. Essa interação é fundamental para as crianças. O Pedro mesmo falou: ‘Olha mamãe, que bom que você está aqui, que você conheceu a minha sala’”.
Além da integração benéfica à formação dos alunos e do sentido de pertencimento deles a vários núcleos de acolhimento, a Festa da Família proporcionou uma série de atividades, como antecipou Gabriela. Adultos e crianças confeccionaram jogos com materiais recicláveis, participaram da oficina de slime, da de biscoitos, pintaram, e registraram sorrisos em família na cabine fotográfica. No que tange ao cuidado com a saúde, o Projeto Social Anjos da Rua trouxe a conscientização sobre o lúpus e a Cruz Vermelha ofereceu seus serviços. Até mesmo o diretor, Irmão Jardelino Menegat, aproveitou a oportunidade para aferir a sua pressão. Ele o diretor executivo, Irmão Fabrício Heinzmann fizeram questão de acompanhar toda a festa. Afinal, a família lassalista tem seus patriarcas ao redor do mundo: 4 mil religiosos leigos que sucedem o fundador São João Batista de La Salle.
Confira fotos na galeria abaixo.
Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres e Maviane Lima
Ascom Unilasalle-RJ