“Mãe, eu vou falar uma coisa bem especial, que eu nunca falei antes. Eu te amo mais que todo mundo desse mundo! No meu coração você é a mais especial e não vai existir ninguém que vai te tirar do meu coração”. Bruna Michelli tem 4 anos e para além do que expressa em palavras, sintetiza a relação entre mãe e filha a partir do olhar sempre mergulhado no de Giulia. Foi assim durante cada minuto da apresentação em que a aluna do Pré I A dançou junto de sua turma uma coreografia para a música “Linda Flor”, de Elaine Martins. Foi no primeiro contato entre os olhares, no refeitório decorado, que Giulia pôde relaxar para se entregar de vez à emoção:
“Eu estava atrasada. Então, quando estava para chegar já bateu aquele medo de não conseguir ver a apresentação, aquela culpa que toda mãe tem de estar falhando. Quando entrei e não tinha mais nenhuma mãe no portão, senti um desespero tão grande. Então, quando entrei e vi que ela ainda não tinha entrado ali eu já estava emocionada. Quando a Bruna chegou e sorriu ao me ver ali, aí mesmo é que eu me acabei de chorar”.
Antes mesmo que a filha começasse a dançar, Giulia Michelli já chorava. Bastou sentir a presença de Bruna ali, por ela e com ela, e estar ciente de que não a decepcionaria. Diante dos gestos da coreografia, no compasso das notas musicais, o coração correspondia aos sentidos da visão e da audição. “Ela ficou falando a semana inteira: ‘Mãe, eu tenho uma apresentação, mas não posso te contar como é, não vou te mostrar como é a dança’. Quando ela surge com aquele sorriso lindo, cantando e dançando tudo, me tira as palavras, foi muito bonito”, constata Giulia, ouvindo da filha serelepe: “Ensaiei muito, mamãe”.
A aluna aplicada reproduziu o esforço cotidiano da mãe e o resultado Giulia tentou explicar para a sua pequena: “Mamãe estava chorando de alegria, foi muito emocionante”. Tanto quanto a corrida dos filhos em direção às suas mães ao fim da apresentação, no momento da entrega das lembrancinhas (biscoitos e desenhos feitos pelos pequenos) ou ainda na hora de juntos posarem para fotos. Confira algumas dessas imagens na galeria desta matéria e o álbum completo no Facebook da escola.
Conheça a playlist da homenagem deste ano:
CRECHE III – MAMÃE MARAVILHA (VANEYSE)
PRÉ I A - MAMÃE MARAVILHA (ZOORQUESTRA)
PRÉ I B - PERFEITINHA (ENZO RABELO)
PRÉ II A - LINDA FLOR (ELAINE MARTINS)
PRÉ II B - ESPERANDO NA JANELA (COGUMELO PLUTÃO)
“Quando me perdi, você apareceu
Me fazendo rir do que aconteceu
E de medo, olhei tudo ao meu redor
Só assim enxerguei que agora estou melhor”.
Por Luiza Gould / Colaborou: Paula Jaqueira
Fotos de Adriana Torres, Luiza Gould e Marianna Lopes
Ascom Unilasalle-RJ