30/09/2024

Bibliotecas

Primavera 2024

Primavera 2024

“Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta”. Com essas palavras tem início uma passagem bíblica (Ecl 3,1-11) que nos motiva a respeitar o que cada tempo tem a oferecer. É tempo de florescer na Escola La Salle Rio de Janeiro. A chegada da estação das flores é sempre marcada por um rito de empoderamento para os alunos: o tapete vermelho é estendido no refeitório, as cores se multiplicam por toda parte e eles estão no centro. Todos os holofotes se voltam para aquelas pequenas flores, a desabrochar. Vestidos com estampas que remetem à natureza, eles desfilam, pois é tempo de Primavera.

Sofia do Valle Rebeque Carvalho já é veterana na passarela. O primeiro desfile foi em 2022 e virou matéria neste site. Ela estava no início de sua trajetória como lassalista, na Creche IIIB, quando se fantasiou de Minnie e deu um show no Bailinho de Carnaval. Foi e voltou no tapete vermelho uma, duas, três vezes. Lá pelo quinto ou sexto show refez o caminho para abraçar a amiga Mirela, tímida diante dos olhos da plateia. “Momentos assim, proporcionados pela escola, são muito importantes, aprendizados para a vida. Quando li a reportagem sobre o Bailinho em 2022, me emocionei e só conseguia agradecer a Deus. Ela foi lá, sem sentir vergonha, e ajudou a coleguinha... Eu sou tímida, mas ela é comunicativa, tem esse dom de falar muito bem, que é dela, e a escola apoia, incentiva”, celebra a mãe Thielen Costa.


Sofia em dois momentos: no Bailinho de Carnaval, em seu primeiro ano na escola, e no Desfile de Primavera, no ano da despedida

Três anos se passaram e Sofia mantém a mesma personalidade desinibida e solidária, com direito a abraço na melhor amiga, Iara, ao fim do espetáculo. Em 2024, ela se despede da escola pronta para ocupar um vasinho maior, onde novos botões possam desabrochar. É tempo de crescer. E até as roupas já mostram isso, como conta Thielen: “Ela gosta muito de participar dessas festinhas da escola. Cheia de pulseiras, colares, escolhe o que usar no cabelo e fica muito ansiosa. Ela tem dois vestidos com estampa bem próxima da Primavera/Verão. Eu tinha pensado em um e ela em outro pro desfile. Quando peguei o que havia pensado para ela experimentar, descobrimos que o vestido já tinha virado bata. Então, no final, ela veio exatamente com a roupinha que queria”.

Apesar de Sofia demonstrar o quanto a escolha do look é relevante para ela, em seu íntimo compreende que, independente da roupa, vale estar envolvida nas atividades propostas. O Desfile da Primavera, nas palavras da coordenadora Maviane Lima, é “mais uma oportunidade para diversificar a forma de trabalhar com a crianças as estações do ano, da maneira que elas mais gostam: com suas roupas preferidas, coloridas, cheias de personalidade”. Há alunos, no entanto, que não conseguem participar com roupas ou fantasias novas. Por isso, repetem o look ou vão com o próprio uniforme. O que realmente importa é ter o seu momento de protagonismo e empoderamento, por isso, todos são estimulados a desfilar.

Sofia, por exemplo, sabia que talvez a sua fantasia não chegasse a tempo para o Dia Divertidamente (cada criança foi convidada a se caracterizar como uma das emoções do filme). Com sua facilidade em se expressar, ela nem pensou duas vezes ao responder a mãe: “Ah mamãe não tem problema, se não chegar eu vou com aquela outra roupa... O importante é participar”. É tempo de coletividade, de entender que cada um é único e o melhor é abraçar todas as cores que brotam da Escola La Salle RJ. Outra forma de ensinar esta lição é com um belo piquenique. As frutas da estação foram partilhadas pelos pequenos da Creche III A no mês de setembro em mais uma iniciativa pedagógica para trabalhar a chegada da Primavera. Veja a seguir.

Todos os registros do desfile estão na página do Facebook da Escola. Confira uma seleção delas na galeria abaixo.

 

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres
Ascom Unilasalle-RJ

< voltar