18/11/2024

Bibliotecas

Os sentimentos - Mostra Literária 2024

Os sentimentos - Mostra Literária 2024

Falar sobre sentimentos é importante em todas as idades, ainda mais quando se está no início da vida. Reconhecer e aprender a lidar com as emoções como a raiva, a tristeza, a alegria, a ansiedade e o medo, faz parte do desenvolvimento humano, sendo necessária atenção para apresentar esse novo universo aos pequenos. Aqui na Escola La Salle, os alunos embarcam nessa temática com frequência, mais recentemente inspirados pela animação Divertida Mente 2,  tema da Mostra Literária 2024, que aconteceu no final do mês de outubro. Para além do filme, os alunos tiveram a ajuda dos livros ao longo de todo o ano. Junto de seus responsáveis, puderam levar para suas casas aos fins de semana diferentes obras acerca das emoções, como “Quando sinto medo”, de James Misse, “Romeu e Julieta”, de Ruth Rocha e “Eu sou um artista”, de Marta Altés.  A Mostra foi uma culminância do projeto, com a entrega das releituras que eles fizeram e uma apresentação musical para fechar o ano.   

A coordenadora da Escola, Maviane Lima, fez a abertura do evento falando sobre a importância de trabalhar o tema: “Ao ajudar as crianças a identificar e expressar as emoções, estamos promovendo habilidades essenciais, como empatia e respeito mútuo”. O Centro de Convenções Irmão Amadeu do Unilasalle-RJ ganhou uma decoração colorida para este momento, realizado no dia 25 de outubro. No palco, um arco de bolas e a imagem dos personagens do filme fixadas no telão recepcionaram os familiares, que aguardavam os pequenos para suas apresentações. 

“Ergue essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora, pode acreditar que um novo dia vai raiar, sua hora vai chegar”. Ao som do samba “Tá escrito”, do Grupo Revelação, os alunos da Creche III foram os primeiros a subir ao palco. Vestidos de  roupas azuis e com óculos preto, eles representaram a personagem Tristeza, aquela que “nos ajuda a processar eventos traumáticos, perdas e situações difíceis”. A explicação ficou a cargo de Maviane, a cada nova emoção interpretada. “A tristeza nos permite enfrentar e compreender a magnitude de eventos dolorosos em nossas vidas. É através dela que valorizamos ainda mais os momentos de alegria”, prosseguiu a coordenadora.



Em seguida, foi a vez da Creche III B, representando a personagem Alegria, emoção que influencia a saúde mental e tem o poder de mudar o dia de uma pessoa para melhor através de um sorriso. Os pequenos estavam vestidos com roupas amarelas e azuis e cantaram com entusiasmo o verso “Eu mereço ser feliz, eu mereço ser feliz”, do cantor de samba Mumuzinho.



Na cor laranja, e com o adereço de cabeça como o do personagem do filme, foi a vez da turma do Pré II A, numa coreografia sincronizada, se apresentar ao som  de Jorge Aragão. As crianças representaram o sentimento da Ansiedade, cantando e dançando versos como: “Deixe de lado esse baixo astral, erga a cabeça enfrente o mal, agindo assim será vital para o teu coração”. “A ansiedade é o sentimento que nos faz pensar no futuro a todo instante. Ela  nos alerta e nos faz refletir que nem tudo podemos controlar ou prevenir; é preciso aprender a respirar”, completou a coordenadora.

Os alunos do Pré II A deram um show em cima do palco para representar a Raiva. Ao som de “A raiva não vai me ajudar”, do Alcateia Kids, os pequenos aprenderam a lição de que esse sentimento pode ser expressado de uma forma construtiva para ajudar a defender ideias e opiniões.

E, para finalizar as apresentações, o Pré II B entrou representando o Medo. Vestidos de roxo e ao som da música “Medos”, dos Grandes Pequeninos, os alunos se divertiram e, de quebra, aprenderam a lição de que o medo pode ser vencido quando colocamos o foco na presença de Deus, que está ao nosso lado para nos proteger de todo mal.



Na La Salle RJ não há mal a temer. Pelo menos esse é o sentimento de Pâmela, mãe da aluna Giullia Albernaz. A aluna do Pré II A, que se caracterizou de Raiva, se despede da escola em 2024. “Todos os anos foram emocionantes, mas este ano em especial, por ser o último da Giullia aqui. Então, fica o desejo de quero mais, porque cada apresentação é uma surpresa melhor que a outra. Minha experiência com a escola foi incrível, fui muito bem recebida. A minha filha tem vários tipos de alergias alimentares e aqui nada faltou para ela”, concluiu Pâmela. 

Por Marina Alcântara / Revisão: Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres e Marina Alcântara

Ascom Unilasalle-RJ

 



< voltar