11/04/2016

Bibliotecas

CEPLAS ganha Galeria de Arte

CEPLAS ganha Galeria de Arte

O encantamento é instantâneo. Ao se ver no espaço cercado por cores e pela inocência infantil a tranquilidade emana. E quanto talento! No trabalho dos alunos estão mandalas, borboletas, casas, flores, formas e traços feitos com materiais que vão da linha à tinta. A viagem do olhar é uma descrição da Galeria de Arte Infantil Angelina Accetta Rojas, nova área do CEPLAS! Na varanda da escola, nossos aluninhos poderão colocar para a fora toda a imaginação, história que já começaram a esboçar enchendo de vida as paredes.

O local leva o nome da coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unilasalle-RJ. Angelina participou da fundação do CEPLAS ao lado do Irmão Ignácio, em 2009, e desde então tem sido um pontinho de luz no centro educativo. Colaboradora constante e docente que sempre ressalta a importância da arte na educação, ela se emocionou logo ao chegar na Galeria, ainda sem saber da surpresa.

“Entrei aqui e fiquei sem palavras ao perceber a diversidade que essas crianças têm enquanto autores de sua criação. Que possamos elevar este processo educativo de sensibilidade. Queremos esta educação lassalista para o mundo”, disse Angelina, após a revelação do nome por Karla Bustamante, coordenadora do CEPLAS. Antes houve ainda uma oração proferida por Elane Martins.  

Em seu discurso, a homenageada falou na arte como caminho para “pensar na dimensão da vida”: “Quando fazemos arte começamos a refletir sobre a nossa existência, a nossa missão, as nossas percepções mais amplas que envolvem a transcendência. Quando escolhi cada aluno para trabalhar no CEPLAS tentei trazer a dimensão lassalista de estar presente onde Deus quer que nós estejamos. Isso que vocês fizeram hoje não é para mim, é a continuidade de todo um processo de formação, que envolve a nossa existência, o nosso fazer história e o nosso aluno”.

O reitor do Unilasalle-RJ e diretor da instituição, Ir. Jardelino Menegat esteve presente na inauguração e chegou a desenhar ao lado dos pequenos. “Esta homenagem dá impulso a você, Angelina”, afirmou ele abençoando-a em seguida, “Continue com este trabalho. Ele faz com que a instituição seja mais do que ler, escrever, falar, rezar, cantar. A arte expressa todos esses verbos naquilo que nós somos. Que nossas crianças sejam cada vez mais 'arteiras'”.

Foram os “arteiros” que descerraram a placa da nova Galeria. Veja as fotos:    

< voltar