28/04/2016

Bibliotecas

Alunos de prato vazio e barriga cheia

Alunos de prato vazio e barriga cheia

Eles não querem salada, colocam os legumes de lado, não gostam do feijão e até conseguir que comam alguma proteína se torna uma batalha digna de super-heróis. Esse problema é uma realidade em muitos lares brasileiros, mas está longe de ser regra ou, nos casos em que ocorre, insolúvel. A busca de uma alimentação rica dos filhos deve ser rotina e não pode ser uma empreitada solitária. O CEPLAS sabe bem disso e nesta tarefa, em conjunto com a família, acompanha como cada aluninho anda em termos de garfo e faca. A nutricionista Nathália Rizzo e a psicóloga Silvia Cupolillo são a dupla dinâmica quando se trata de crianças com dificuldade alimentar na escola.

Junto das estagiárias de Nutrição Marina e Débora, as profissionais realizaram mais uma atividade com o intuito de fazer os pequenos ficarem com a barriga cheia e o prato vazio. No dia 20 de abril foi pedido a cada um que desenhasse os alimentos experimentados no CEPLAS além de suas comidas preferidas. A partir do desenho, Nathália e Silvia puderam conhecer um pouco melhor as preferências alimentares das crianças e de suas famílias, além de conscientizar nossos anjinhos sobre a escolha de alimentos coloridos, a saúde e a importância de provar algo novo antes de dizer a clássica frase “Não gosto disso”.

O trabalho interdisciplinar desenvolvido já é percebido em casa, como prova Andreia Ribeiro. O depoimento da mãe do Gean, do 3º período, dá orgulho ao CEPLAS: “Quando meu filho entrou aqui não comia nada. Hoje arroz e feijão já não ficam no prato. A carne ele ainda quer deixar no cantinho, mas a equipe está sempre perto dele, acompanhando. Sou muito grata a vocês por isso”. De pouquinho em pouquinho o carinho e cuidado mudam a vida de nossas fofuras!  

< voltar