No Laboratório de Ciências, os alunos do 4º ano complementaram seus estudos sobre o solo com experiências práticas sobre erosão, filtração e compactação, simulando diversas situações em que acontece o empobrecimento do solo. O trabalho conscientizou a turma sobre a importância de cobertura vegetal e outros sedimentos na terra para frear o processo de erosão.
A bolsista do programa PET Ciências (UFFS), Andressa Alarcon, auxiliou os estudantes na construção de pequenos terrários em garrafas pet. Além de terra de diversos tipos, foram utilizados grama, folhas secas e galhos. O bico das garrafas foram cobertos com um pequeno tecido para permitir o escoamento da água e permitir a visualização da coloração da água de acordo com os tipos de solo e sedimentos usados.
Os alunos observaram como ocorre a erosão que leva os nutrientes da terra e entenderam melhor a importância de uma cobertura vegetal para barrar esse processo. Eles testaram também as formas de compactação do solo terroso, argiloso e arenoso, que diminui a infiltração da água, favorecendo o escorrimento superficial e a erosão.