Uma ciranda de jogos reciclados, confeccionados pela professora Ana Cristina Wust Fritzen, consolidou o aprendizado das sílabas e auxiliou os alunos do 1º ano a entender melhor como ocorre a formação de palavras.
Também estimulou outras habilidades, como a memória e a soma e subtração de números.
O circuito de alfabetização foi montado na biblioteca e a prática envolveu a passagem do aluno por diversas "estações" de aprendizado.
Em cada uma delas, um jogo diferente desafiava o estudante: memória, o careca cabeludo, bingo das letras, caça-palavras, batida da mão, roleta das sílabas e caixa de leitura.
Entre os materiais utilizados para a confecção dos jogos, estavam caixas de papelão, bandejas de isopor, spinners, tampinhas de requeijão e refrigerante.
As crianças realizaram a atividade em duplas ou trios, conforme o material disponibilizado ou a característica do jogo: de colaboração ou oponência.
Além de aliados do processo de alfabetização, esse tipo de jogos trazem outros benefícios.
"Todo brinquedo feito com material reciclável tende a despertar nas crianças novos interesses, desenvolvendo a criatividade e a conscientização ambiental", explica a professora.