As aulas remotas de Ciências do Ensino Fundamental ganharam reforço em abril depois que os estudantes puderam visualizar ao vivo, de casa, as estruturas celulares de que a professora falava.
Sem poder comparecer presencialmente ao laboratório da escola desde 2020, em virtude da pandemia, os alunos do 7º e 8º ano espiaram pelo microscópio novamente graças a um adaptador para celular feito em impressora 3D.
O suporte garantiu a fixação de smartphones junto à lente ocular do microscópio, possibilitando a transmissão em tempo real, com nitidez, da movimentação celular presente nas amostras preparadas pela professora.
Os alunos do 7º ano observaram exemplos de células animal (mucosa da boca) e vegetal (cebola). “Destaquei o núcleo, o citoplasma e as membranas. Em 2020 eles apenas haviam feito maquetes dessas estruturas, já que não havia possibilidade da utilização do laboratório”, contou a professora Marisa Both.
Na aula com o 8º ano, foi a vez dos protozoários serem filmados: ciliados, flagelados e algas unicelulares, presentes em amostra de água colhida em um açude.
A estudante Laura achou bem interessante as formas de locomoção dos protozoários. “Foi muito legal poder ver, foi parecido com o olhar do microscópio real”, garante.
“Achei maravilhoso. Agora sempre que eu quiser mostrar algo no microscópio vai ser possível”, comemora a professora.
Neste vídeo (clique AQUI!), veja como foi realizado o projeto, da impressão até o uso do protótipo nas aulas laboratoriais.
O adaptador estará disponível sempre no laboratório para a utilização de demais professores e alunos.