Conteúdos de Física apresentados como em um talk show tornou a aula dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio mais divertida e dinâmica. O projeto Física na TV, proposto pelo professor Rafael Tolffo, despertou a expressividade artística.
Eles criaram apresentadores, comentaristas e entrevistados com perfis diferentes para mostrar como a Física está presente em nosso cotidiano e qual a explicação para certos fenômenos.
Organizados em grupos, os alunos toparam o desafio utilizando o bom humor na linguagem e mesclando recursos tecnológicos, como vídeos e gráficos, com a interpretação teatral, criando personagens para debater e provocar reflexões sobre os temas:
1) 110 ou 220, qual é mais vantajoso?
2) Linhas de transmissão, como a energia chega aos aparelhos?
3) A Física nos aparelhos de diagnóstico;
4) Ímãs, eletroímãs, suas aplicações e funcionamentos;
5) Efeitos fisiológicos das ondas eletromagnéticas.
O resultado dos trabalhos surpreendeu o professor. “A dedicação deles em buscar os novos conhecimentos e a criatividade como os apresentaram chamou a atenção”, avaliou. Para o profº Rafael, o exercício do senso crítico e a expressão linguística-corporal são competências tão importantes como o conhecimento científico para uma formação integral.