Para cada letra, haverá uma profissão? É o que irão investigar os estudantes do Pré II para aprender o alfabeto e descobrir mais sobre as atividades profissionais que existem.
Eles farão isso através de pesquisas, conversas com familiares e visitando o local de trabalho de um profissional de verdade.
“Desta forma, vamos conhecer as letras e também discutir sobre as mais variadas profissões, construindo conhecimento sobre as letras e sobre o mundo”, destaca a professora Raquel Jaeschke.
O projeto ABC das Profissões começou com um “caça às letras”. Cada aluno encontrou a sua e já ficou preparado para contar em casa sobre qual letra deverá sugerir uma profissão.
Toda semana, um deles apresentará a profissão escolhida, destacando o que lhe chamou mais atenção, e trará uma tarefa para as turmas relacionada a ela: criação de um objeto, um quebra-cabeça, um desenho, etc.
“Na Educação Infantil acontece o primeiro contato das crianças com as letras, que se torna mais significativo quando partimos para um trabalho lúdico em que elas possam interagir, sentindo-se integradas e participando ativamente nas atividades propostas por meio de atividades práticas”, explica a professora Carla Dillenburg.
As experiências da turma ficarão registradas em páginas ilustradas que, juntas, ao final do projeto, vão compor um livro do projeto.
Quem dará início ao aprendizado coletivo é a Gabriela, que encontrou a letra A. Está todo mundo curioso para assistir a essa aula!