Antes de ser apresentada aos problemas ambientais, a criança precisa experimentar a natureza em sua plenitude e beleza, tornar-se íntima dela e vincular-se afetivamente. Isso acontece por meio da experiência direta, livre e ancorada no brincar.
Com o objetivo de construir esse laço das crianças da Creche II com a natureza, a professora Cheila Heinrich desenvolveu a atividade Ecodetetives. Primeiro, houve um diálogo com a turma sobre o que é a natureza e o que tem nela.
Depois, todos foram ao pátio da escola, como em uma caça ao tesouro, recolher e observar alguns elementos naturais, como folhas, galhos, gravetos, pedras e cascas caídas de árvores.
O resultado foi um cartaz, que as crianças montaram coletivamente com o material recolhido. No outro dia, eles fizeram a colagem individual na prancheta de invenções do livro didático, onde a conversa foi sobre o que cada elemento parecia, um estímulo à imaginação e à criatividade.
Ao final de toda essa observação e criação com elementos da natureza, os ecodetetives fizeram o plantio de girassóis no pátio e no parquinho.
“A conexão emocional entre a criança e a natureza vai auxiliá-la a adotar atitudes que contribuam para uma sociedade sustentável e que respeitem todas as formas de vida”, aponta a professora.