Durante o estudo da cultura indígena, os estudantes do 4º ano conheceram muitas palavras e alimentos do nosso cotidiano que fazem parte dessa herança.
A turma decidiu então organizar um recreio com lanches feitos só com comidinhas do povo que primeiro cultivou a terra brasileira.
Os pratos foram feitos em casa, junto com a família, depois de uma pesquisa sobre a culinária indígena.
No dia da degustação, a turma experimentou alimentos já conhecidos do nosso paladar, como bolo de milho, pipoca e tapioca, e outros pratos de nomes mais difíceis, mas igualmente saborosos, como o Beiju e o Imu Yanisa Kiyauriri, que nada mais é do que um mingau à base de tapioca.
O Felipe trouxe esse prato contando para os colegas que o Imu é um subproduto da mandioca misturado à leite de coco, açúcar e água para depois ser fervido até engrossar um pouco.
Tradicionalmente, o Imu Yanisa Kiyauriri é apreciado no desjejum e consumido em larga escala por adultos e crianças por seu grande valor nutritivo e energético.
Enquanto a tapioca é feita do amido da mandioca, o Beiju é feito a partir da massa da mandioca. Essa também foi uma das receitas que as crianças apresentaram, experimente fazer em casa!
Beiju
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de polvilho doce
½ xícara (chá) de água
Sal a gosto
Queijo Muçarela fatiado
Margarina
Modo de Fazer:
Em uma tigela, coloque o polvilho e umedeça com água misturando com a ponta dos dedos até ficar com consistência de farinha granulada e úmida.
Passe por uma peneira e reserve.
Aqueça uma frigideira e coloque aos poucos o polvilho cobrindo todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme.
Espere a massa ficar unida como uma panqueca e vire para secar do outro lado.
Espalhe a margarina sobre o Beiju
Retire do fogo, coloque uma fatia de muçarela, enrole e sirva.