Policiais da Brigada Militar orientaram na semana passada os estudantes do Pré II sobre as principais regras do trânsito de uma cidade.
A atividade foi a culminância do estudo “Cidades daqui e dali”, em que as turmas criaram um manual de trânsito com as principais regras a serem obedecidas nos deslocamentos pelas cidades, destacando o lugar e o papel das crianças nesse contexto.
A visita da equipe foi na sexta-feira, 12, e as ações foram em divididas em teste de conhecimento e prática em um minicircuito de trânsito.
A soldado Reni Inês Lermen comandou as perguntas teóricas, que serviu para a retomada dos conteúdos aprendidos em sala de aula.
Para a prática, juntaram-se a ela o sargento Paulo Roberto de Freitas Pereira e o soldado Claudinei Backes.
Além das principais regras de segurança, como uso do cinto e mãos na direção, as crianças aprenderam a observar as mensagens dos sinais e placas que regulam o vai e vem das ruas para a harmonia entre veículos e pedestres.
Com bicicletas, patinetes e caixas simulando carros, os estudantes testaram a atenção andando em um circuito com faixa de pedestres, semáforo e placas indicativas.
Os policiais, como autoridades máximas no trânsito, atuaram no circuito orientando motoristas e pedestres durante a circulação na pista.
A soldado Reni resumiu assim o objetivo do projeto: “Se servir para que no futuro o trânsito seja melhor, já valeu a pena”.