Muita pesquisa, com experimentos e observação científicas, ampliaram os conhecimentos dos estudantes do 4º ano sobre fungos e bactérias.
Na primeira parte do estudo, a turma fez experimentos em casa, criando colônias de fungos (bolores, mofos) em pães, frutas e em outros ambientes, o que permitiu uma melhor compreensão do trabalho desses decompositores, importantes no ciclo da matéria dos ecossistemas.
Eles trouxeram o resultado para a escola em potes, vidros e plásticos vedados para que todos pudessem observar e também acompanharam os relatórios produzidos pelos colegas. Desenhos em cadernos e cartazes também ajudaram a turma a visualizar todas as etapas das experiências.
Já no laboratório de Ciências, os estudantes compreenderam a importância dos fungos e bactérias na indústria alimentícia. Pães e cervejas são exemplos de produtos produzidos com a utilização de fungos que realizam o processo de fermentação.
A aula prática foi dada pela professora de Biologia, Tieli Menzel. Em tubos de ensaio, ela orientou os alunos a fazer algumas misturas com fermento biológico e água (morna e fria): em uma adicionando açúcar e na outra, sal.
Tampando o tubo com bexigas de borracha, os alunos puderam ver a liberação do gás carbônico da fermentação encher o balão apenas no tubo com o combo açúcar + água morna.
Isso ocorre porque o açúcar serve de alimento para as leveduras e, a água morna, na aceleração desse processo pelo aumento da temperatura.
Com base nos procedimentos científicos utilizados, eles conheceram a influência da temperatura na velocidade da fermentação e entenderam o papel do açúcar e da água morna nesse processo, relacionando tudo com o crescimento da massa do pão.