03/09/2024

Aberto o Baú das Cores na Creche de 2 anos!

No ambiente vibrante e cheio de descobertas da Creche de dois anos, um novo projeto está envolvendo as crianças: o “Baú das Cores Brincantes”. O objetivo é ajudar os alunos a identificar e diferenciar as cores de maneira divertida e envolvente.

O “Baú das Cores Brincantes” busca transformar o aprendizado das cores em uma experiência sensorial rica e inesquecível.

Por meio de atividades lúdicas e interativas, as crianças são incentivadas a explorar o universo das cores através, principalmente, de experiências científicas cuidadosamente selecionadas para esta faixa de idade.

Cada atividade é pensada para estimular a curiosidade e o prazer pela descoberta, fazendo com que o aprendizado aconteça de forma natural e espontânea.

“Queremos que as crianças vejam o aprendizado como uma aventura, cheia de cores e alegria. Quando o ensino é divertido, o conhecimento é assimilado com mais facilidade e torna-se uma lembrança positiva para a vida toda,” comenta a professora Simone Assman.

As experiências propostas no “Baú das Cores Brincantes” incluem desde a pintura de diferentes técnicas e materiais, até a exploração de misturas onde as cores são as protagonistas. Além disso, as atividades são realizadas em grupo, o que também estimula a socialização dos pequenos.

A atividade que deu início ao projeto foi uma contação de histórias. A professora reuniu a turminha em um ambiente propício para a leitura, com sofás e pufes, para que todos pudessem interagir. O livro “A Festa das Cores”, de Esther Van den Berg, apresentou várias tonalidades. A cada trecho da história, o texto fazia perguntas para que a galerinha identificasse qual objeto da cor o personagem tinha escolhido.

Depois da história, a experiência: balinhas coloridas soltaram sua cor em um prato com leite para que as crianças observassem as alternâncias de cores.