12/09/2024

Semana Farroupilha homenageia Jayme Caetano Braun

A Semana Farroupilha de 2024 celebra a cultura gaúcha homenageando os 100 anos de nascimento de Jayme Caetano Braun, o lendário pajador missioneiro.

A programação, que ocorre de 13 a 20 de setembro, oferece uma série de atividades voltadas à valorização das tradições gaúchas e à participação ativa dos estudantes, professores e colaboradores da escola.

Abertura oficial – 13 de setembro A abertura da Semana Farroupilha acontece na sexta-feira, 13 de setembro, às 7h30min com a entoação do Hino Rio-Grandense e uma fala do professor Rafael Tolffo sobre o tema central do evento.

Logo após, começam os Jogos Interséries, acompanhados do tradicional lanche gaúcho – salsichão com pão.

Às 13h30min, uma segunda abertura está programada, com a fala do professor Janderson Marx, seguida de um Recreio Prolongado para as turmas da Educação Infantil, com direito a mais uma rodada de lanche gaúcho.

Na segunda-feira, 16 de setembro, a celebração continua com mais uma rodada dos Jogos Interséries, iniciando às 7h30min. À tarde, às 15h30min, os alunos dos Anos Iniciais poderão participar de um Recreio Prolongado com lanche típico e apreciar a apresentação da Invernada Artística Mirim do CTG Porteira das Missões.

No dia 19 de setembro, está programado um Almoço Carreteiro às 12h, destinado aos colaboradores lassalistas, seguido de uma transmissão especial ao vivo da Rádio Caibaté, às 14h, que também será exibida em uma live no Facebook, contando com a participação artística dos estudantes.

O ponto alto da Semana será o Desfile Cívico-Farroupilha, marcado para o dia 20 de setembro.

Durante toda a semana, de 13 a 20 de setembro, haverá uma exposição de trabalhos temáticos realizados pelos alunos.

Além disso, os estudantes poderão vir à escola vestidos com trajes típicos gaúchos, promovendo ainda mais a integração com as tradições do Rio Grande do Sul.

A Semana Farroupilha 2024 promete ser uma imersão cultural única, celebrando o legado de Jayme Caetano Braun e reforçando os valores tradicionalistas entre as novas gerações.

Quem foi Jayme Caetano Braun

Jayme Caetano Braun (1924-1999) foi um dos mais renomados poetas, pajadores e escritores do Rio Grande do Sul, conhecido como o "pajador missioneiro".

Nascido em Bossoroca, no coração das Missões gaúchas, ele se destacou por sua habilidade na pajada, uma forma de poesia improvisada, tradicional da cultura gaúcha, que envolve versos cantados acompanhados de um violão.

Braun foi um defensor das tradições gaúchas e um profundo conhecedor da cultura do Rio Grande do Sul, suas paisagens, costumes e história.

Sua obra poética é marcada pela exaltação do homem do campo, do gaúcho e das lutas farroupilhas, além de uma forte conexão com as raízes missioneiras, uma região rica em história e simbolismo para a cultura sul-rio-grandense.

Ele também foi radialista e autor de vários livros, sendo considerado uma referência na preservação e valorização da identidade gaúcha.

Jayme Caetano Braun deixou um legado importante para a literatura regional e a música tradicionalista, e seu centenário de nascimento, em 2024, é um marco para o reconhecimento de sua contribuição à cultura brasileira.