25/08/2016

Leitura especial Estação Brasil

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, turma 192, realizaram na aula de Português a pré-leitura do livro da Editora FTD “Estação Brasil” de Domingos Pellegrini. A primeira tarefa da turma era coletivamente lançarem suas hipóteses sobre a história do livro com base apenas no título e na capa.

Cada suposição levantada pelos alunos era descrita no quadro pela professora Claudia Correa da Costa, que após a essa dinâmica leu a contracapa. Por fim os estudantes realizaram uma produção textual em grupo sobre a solução encontrada para a resolução do conflito ali apresentado.

A atividade foi finalizada com a leitura das histórias produzidas pelos estudantes e questionamentos das mesmas entre os grupos. O objetivo dessa tarefa foi de que os alunos despertem o gosto pela leitura e que tenham curiosidade para lerem, de fato, o livro.

Professora Claudia Correa da Costa

SINOPSE: A ação se passa no futuro, num tempo em que a Terra já está completamente esgotada pela poluição. Os oceanos foram contaminados por radioatividade. O ar é irrespirável. A comida e a água são racionadas. As pessoas consomem só rações artificiais balanceadas, contendo os nutrientes básicos necessários ao organismo. A solução para esses problemas vem do espaço. Foi construída uma imensa estação espacial agrícola, na qual cada país tem um território próprio. Ali, está sendo implantada uma nova agricultura, com o desenvolvimento de sementes que serão depois trazidas à Terra. A narrativa concentra-se nas ações de um grupo de astronautas que trabalha na estação espacial. Estação Brasil é um romance divertido que fala de coisas muito sérias.