26/08/2016

Dona Benta, visita a Creche e conta histórias

Na semana em que comemoramos o dia do folclore, 22 de agosto, a professora Silvia Guarda nos escreveu um texto sobre a importância de trabalharmos e vivenciarmos as histórias com os alunos da Educação Infantil.

Muitas histórias já foram desenvolvidas com os alunos da Creche, em uma delas os alunos tiveram a oportunidade de receber a visita da personagem Dona Benta da obra de Monteiro Lobato.

Do Sitio do Picapau Amarelo, Dona Benta é uma personagem carismática que veio para conversar e contar histórias para os pequenos, sendo o momento muito significativo, pois observou-se que os alunos aprofundam-se no mundo do faz-de-conta através do diálogo fazendo perguntas para Dona Benta.

Nesta atividade os pais dos alunos também participaram, confeccionaram com seus filhos os personagens do Sítio, a Boneca Emília e o Visconde de Sabugosa. Depois em sala de aula, os alunos construíram uma casa, pintaram e colocaram uma placa com a inscrição “Bem-Vindo ao Sítio”.

Desenvolver atividades com as histórias de Monteiro Lobato Foi gratificante para o aprendizado dos alunos. Segundo Vygotsky, 1987. “A atividade criadora da imaginação se encontra em relação direta com a riqueza e a variedade da experiência (...) quanto mais rica a experiência humana. Tanto maior será o material que dispõe essa imaginação”. Pois somente assim a criança tem possibilidades desafiadoras de criar e recriar através da imaginação instigando a sua criatividade através de histórias.

Participação Especial: Janete Costa – Professora de Teatro