No dia 23 de setembro, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, turmas 111 e 112, conheceram juntamente com as professoras Haislana Tavares, Tatiane Fernandes, Maria Letícia Feraretto e Vivian Donaduzzi as famosas obras do pintor Pablo Picasso. Os alunos tiveram uma hora do conto especial para iniciar as atividades da semana com o livro Picasso e o Macaco Zezé do Autor Neide Duarte.
No livro, o quadro Arlequim com guitarra (1918) de Pablo Picasso é o mote para contar a história do divertido e sonhador macaco Zezé. Criando uma nova interpretação para o momento em que o quadro foi pintado, as autoras aliam texto e imagem para incentivar os pequenos desde cedo a um maior contato com a arte. O livro traz também atividades e curiosidades sobre o quadro, além de outras obras de Pablo Picasso. (Fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3410000/picasso-e-o-macaco-zeze)
No dia 24, no período de Informática Educativa, os alunos com o uso do data show puderam explorar as várias técnicas de expressão gráfica, visualizar as obras mais famosas do Pintor Pablo Picasso, bem como conhecer cada uma das fases que o pintor passou (azul e rosa). Depois os alunos da turma 111 escolheram a obra “O Velho Violonista”, e os alunos da 112 a obra “Retrato de Jaime Sabartes” para fazer a releitura utilizando o computador.
Já no dia 1º de outubro, também no período de informática, os alunos exploraram os mesmos traços utilizados pelo artista e fizeram belíssimas obras de arte através da atividade disponível no site http://www.zezao.com/jogos-online/classicos/picasso-art.html.
Com a atividade, os alunos perceberam que cada um tem um grande potencial que pode ser expresso no papel ou no computador.
Saiba mais:
Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê. Fonte: http://www.infoescola.com/artes/pablo-picasso-biografia/
Site Oficial: http://www.picasso.fr/fr/picasso_page_index.php
Museu Picasso: http://www.museupicasso.bcn.cat/