A Semana Cultural vivenciada no Colégio La Salle Niterói, entre os dias 3 a 7 de novembro, proporcionou a estudantes, educadores e familiares uma amostra das descobertas e aprendizagens obtidas nos projetos desenvolvidos durante o ano letivo, de alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
Musicais, danças e exposições de trabalhos transformaram os conhecimentos adquiridos pelas turmas, em emocionantes apresentações e exposições repletas de curiosidades e interação. “Os alunos enriquecem o vocabulário, assim como, exercitam e fomentam o desejo pela leitura, através dos estudos da vida e das obras dos autores trabalhados, ampliando seus conhecimentos literários e culturais”, comenta a coordenadora pedagógica Adriana Echeveste.
A abertura da Semana Cultural foi realizada na Escola com a exposição “Conhecendo Canoas”, dos alunos do 4º ano do EF, que abordou as etnias do povo Canoense através da caracterização e experimentação de alimentos típicos, e representação dos pontos turísticos da cidade. A noite encantada preparada pelos alunos do 1º ano do EF trouxe um musical de animais com belas apresentações de dança.
O sarau literário, dos estudantes do 2º ano do EF, surpreendeu com a declamação de poesias, histórias, música e dança abordando autores renomados, como: Mario Quintana. A apresentação do Projeto musical, das turmas do 3º ano do EF, foi marcada pela encenação dos alunos em um simpático romance. A exposição das turmas do 5º ano do EF trouxe a história da colonização do Rio Grande do Sul interagindo com os visitantes por meio da degustação de alimentos e explanação sobre as atividades desenvolvidas pela turma.
Segundo Adriana, através do evento o Colégio La Salle Niterói visa compartilhar aprendizagens com a comunidade educativa em momentos significativos de cultura. “A semana cultural permite a interação e a colaboração dos alunos no processo de construção do conhecimento. Os alunos desenvolvem a imaginação, a criatividade, a oralidade, a expressão corporal, a interpretação, a compreensão leitora, a determinação e responsabilidades, de acordo com as suas possibilidades, estimulando a confiança e a autoestima”, explica.
A semana cultural reflete a missão Lassalista: "Promover o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade através da educação humana e cristã, solidária e participativa".