16/12/2016

Bibliotecas

Advento 2016

Advento 2016

O Advento é o tempo pelo qual nos encontramos com a supremacia da salvação e sua mística real de aceitação, vivência, dores e glórias. Vale destacar, três fundamentais características daqueles que esperam por Jesus.

 

  • O ENVIO

Jesus vem, como celebramos todo ano - sabendo que Deus faz nova todas as coisas e que sendo imutável, nunca muda, mas sendo novidade, sempre nos oferece um jeito novo de viver o imutável - O advento inicia um novo ano litúrgico. Por isso é um forte convite a buscar o recomeço, a fazer de novo, a tentar mais uma vez. O advento nos propõe um tempo de espera para nos enviar a um encontro.

 

  • O ENCONTRO

Vale ressaltar nesse advento que para nós, o envio começou da forma inversa da qual começou o envio do Pai no céu. Deus Pai nos enviou o Filho que nos enviou o Espírito Santo (Pentecostes) e o Espírito Santo enviou os apóstolos que por fim difundiu a igreja. Mas no advento e em nossas vidas, acontece de trás pra frente. O Espírito Santo é o ponto de partida desse envio. Ele quem nos envia para o filho. A novidade é exatamente a experiência com o Espírito Santo. Eis o ponto chave desse encontro com Jesus, deixar ser conduzido pela força do Espírito Santo.  Esse encontro que o Espírito Santo nos proporciona é o encontro com o menino Jesus, que como vimos na introdução, passa por quatro etapas:

 

a)      Aceitação – Assim como o Anjo anunciou a vinda de Jesus à Maria e solicitou uma resposta. Somos perguntados se queremos mesmo ter Jesus em nossas vidas.

b)      Vivência – Aceitar Jesus como salvador é explicitamente viver de tal forma a gestação que Maria viveu, visitando Izabel, sua prima idosa que precisava de ajuda na gravidez, espalhando ao nosso redor o ápice da alegria que carregamos que é Jesus, cuidando dos irmãos ao redor, e em especial os mais frágeis.

c)       Dores – Obviamente, Maria e José sofreram as dores de gerar, guardar e levar Jesus, as perturbações da perseguição dos que não queriam um novo Rei, um salvador. Aceitar Jesus é aceitar toda a dor, sofrimento e dificuldades que vamos ter.

d)      Glória – Para toda dor há sua glória e o advento nos convida a viver um novo começo acreditando que mesmo nas dificuldades há uma glória a nos esperar, assim como Maria e José que sofreram para ter Jesus, tiveram, e veio a glorificação na terra e no céu, dos homens e dos anjos por aquele que nasce e traz mais uma vez a esperança de uma vida melhor.

 

• A CARIDADE (Doação de si)

Após todo esse processo de espera, de envio, de encontro, é preciso se doar, porque doer já faz parte do processo, mas não deve ser levado em conta como a parte mais intensa, nós somos incrédulos demais, e damos sempre ênfase à dor, mais do qualquer outra coisa. É exatamente pela falta da caridade, pela falta do amor ápice que nos proporciona esse encontro. Encontrar com Jesus é desejar que nossa vida seja tão intensa que se faz capaz de doar-se pelos outros, pela dor do outro, pela fragilidade do outro, pela miséria do outro.

 

O Espírito que nos envia para esse encontro suplica em nós que não seja um natal consumista, não seja um natal materialista e muito menos egoísta, mas um natal de pura doação de si pelo encontro com um Jesus que doou a vida para que sejamos amados, perdoados e salvos.

 

Feliz advento. Feliz Natal.

 

Com carinho e oração,

Setor de Pastoral

< voltar