Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula o professor e os seus estudantes tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os educandos naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. O teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do discente se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos.
Compreendendo essa necessidade de incorporar em sala esses fundamentos, os estudantes de todas as turmas do Ensino Fundamental II e, também, a turma da 2ª série do Ensino Médio foram desafiados na disciplina de Geografia a encenar uma peça teatral.
Os temas das peças teatrais foram os seguintes: 6º ano: “ATMOSFERA; 7º ano: “A BASE DA FORMAÇÃO POPULACIONAL DO BRASIL, A IMPORTÂNCIA DO IBGE E AS CONTRIBUIÇÕES DOS IMIGRANTES”; 8º ano: ÁSIA; 9º ano: Europa e a turma 221 apresentou sobre o “ESPAÇO RURAL”.
O contato com a linguagem teatral ajudou as crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos, autores e temáticas variadas. "O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante".