Aconteceu na tarde de ontem, dia 30/03/2016, o primeiro encontro de Formação de Líderes, organizado pela Orientadora Educacional Carline Werlang e pela Coordenadora de Pastoral Márcia Imhoff. Os estudantes, Líderes de Turma, tiveram uma tarde de atividades e reflexões sobre o tema e participaram da palestra realizada por Juliana Ristoff, do Instituto Dale Carnegie e Eneagrama que falou sobre Competências de um líder.
Ser líder pode ser comparado a um bambu. Ele tem qualidades valiosas e sensacionais. Ele nos lembra da nossa própria capacidade de enfrentar as dificuldades cabendo a nós colocar essas lições (ou lembretes) de resiliência no nosso dia-a-dia por meio da persistência e prática.
1. Lembre-se: O que parece fraco é forte. NÃO JULGUE PELO TAMANHO. NÃO SUBESTIME AS PESSOAS. NÃO É PRECISO SER GRANDE PARA SER FORTE. Lembre-se também que há uma força na luz, na abertura e transparência. Há uma força na bondade, cooperação e compaixão.
2. “Curvar-mas-sem-quebrar”. O SEU BALANÇO É UM SÍMBOLO DE HUMILDADE. ELE NÃO LUTA CONTRA, MAS, MOLDA-SE NO FLUXO DA VIDA COTIDIANA.
3. Ser profundamente enraizado, mas ainda flexível. CRIE RAÍZES. DEIXE MARCAS. MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO.
4. Desacelerar a sua mente ocupada. ACALMAR A MENTE PARA PODER VER SOLUÇÕES, NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS.
5. Estar sempre pronto. O BAMBU ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA A AÇÃO. ELE BUSCA FORMAÇÃO.
Encontrar a sabedoria no vazio. Dizem que para aprender, o primeiro passo é esvaziar-nos de nossas noções preconcebidas. Não se pode encher um copo que já está cheio. O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes estamos demasiado cheios de nós mesmos e nossas próprias conclusões e não temos espaço para mais nada.
7. Comprometa-se com o crescimento e renovação. O bambu está entre as plantas que mais cresce no mundo. Não importa quem você é – ou onde você está – hoje, você tem um potencial incrível de crescimento. Hoje, é tempo de renovar.
8. Ser simples. “O bambu em sua simplicidade expressa a sua utilidade. O homem deve fazer o mesmo”. Gastamos muito do nosso tempo tentando mostrar como somos inteligentes, talvez para convencer os outros e até a nós mesmos que somos dignos de atenção e elogios. Muitas vezes complicamos o simples para impressionar e não conseguimos simplificar o complexo com medo do que os outros possam saber o que sabemos.
9. O poder de reerguer-se. Ele suporta o peso da neve e deita-se, mas, não se derrota. Ele ergue-se novamente após a neve passar.
10. Sorrir, rir e brincar. Diz-se que o bambu tem uma forte associação com o riso, talvez por causa do som que as folhas de bambu conseguem fazer em um dia ventoso. Sabemos intuitivamente a importância de sorrir, rir e brincar. A ciência moderna mostra evidências de que esses elementos desempenharão um papel essencial e importante na nossa saúde física e mental.
O BAMBU NUNCA ESTÁ SOZINHO. ELE É CHEIO DE NÓS. E UM LÍDER DEVE EXCLUIR OS “EU´S” E PRATICAR OS “NÓS”.