O período da infância é o momento em que a criança está em constante movimento. É nesta fase que a criança mais deve ser trabalhada para que ela possa se desenvolver de forma integral desenvolvendo os âmbitos motor, cognitivo e social. Nascimento (2007, p. 10) afirma que “a fase do desenvolvimento de 2 a 4 anos representa o momento principal de desenvolvimento da fala, da percepção e da descoberta dos objetos através da utilização de movimentos de manipulação.”
Na Educação Infantil devemos propiciar atividades que favoreçam de forma significativa essa construção. A prática psicomotora é um alicerce essencial, pois a criança vivencia conceitos importantes como: esquema corporal, espaço, tempo, percepções tátil, visual e auditiva.
O trabalho com movimento tem como objetivo possibilitar que as crianças se desloquem com destreza ao andar, correr, pular, favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, a noção espacial e a segurança.
Na Creche II, turma 021, priorizamos o brincar e o educar, estimulando a interação da criança ao ambiente escolar, proporcionando o desenvolvimento através do subir, descer, rolar, dançar, correr, imitar, lateralidade.
Santa Marli Pires dos Santos (1997) diz que “Brincar é a forma mais perfeita para perceber a criança e estimular o que ela precisa aprender e desenvolver. ”