07/07/2017

Obra de Julio Verne é tema de aula interdisciplinar

“A volta ao mundo em 80 dias”, obra escrita por Júlio Verne e traduzida e adaptada por Walcyr Carrasco, foi tema da III Aula Interdisciplinar desenvolvida com os alunos do 6º ano/EF do Colégio La Salle São João. A atividade integrou as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Inglês.

Clássico da literatura juvenil, o livro conta a história de um inglês que decide dar a volta ao mundo em oitenta dias a partir de uma aposta com amigos de jogo. Na viagem, que tem início e fim na Inglaterra, o personagem conhece vários lugares do mundo e passa por grandes aventuras.

Partindo do enredo, o professor de História, Eduardo Soares, fez a contextualização histórica do livro. Em Geografia, a professora Eva Diehl trabalhou o tema ‘fuso horário’, questão decisiva na narrativa. Na parte de Língua Portuguesa, a professa Vanessa Dutra abordou a caracterização do personagem e a construção do enredo e, para ilustrar a cultura inglesa, a professora de Inglês, Rachel Carlesso, partilhou a sua experiência de morar em Londres.

O momento foi dinâmico e houve muita interação entre os professores e deles com os alunos, que participavam e faziam anotações. A proposta das aulas interdisciplinares é relacionar os conteúdos proporcionando uma maior compreensão das temáticas a partir das diversas abordagens que propõem as disciplinas.