20/07/2017

Júri Simulado é a favor da privatização de presídios

Na quarta-feira, 19 de julho, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram da 5ª edição do Júri Simulado. O julgamento debateu sobre o tema “Privatização dos Presídios” elencando os prós e contras de delegar à iniciativa privada a manutenção do sistema prisional.

Apoiado nos argumentos defendidos pela promotoria e defesa, o corpo de jurados, formado por funcionários, professores e convidados, decidiu a favor da privatização dos presídios, tornando a turma 231 vencedora da atividade. Conduzindo o julgamento e proferindo a sentença esteve a ex-aluna do La Salle São João, Luísa Rabadan, graduada em Direito pela PUCRS.

Para nortear o tema central, os alunos foram divididos em grupos que trataram subtemas como direitos e deveres do Estado, atualidades, direitos dos presidiários, exemplos de países com sistema carcerário privatizado, causas e consequências da privatização e abordagens da legislação sobre o assunto.

O Júri Simulado é uma ação pedagógica que estimula a pesquisa e instiga o senso crítico, a participação e a reflexão. O projeto foi reconhecido pelo SINEPE/RS como finalista do 6º Prêmio Inovação em Educação, em 2015.

Veja as fotos.