03/10/2017

Ensino Fundamental II

8º ano/EF participa da Semana ECOLASALLE

No mês de setembro, os alunos do 8º ano participaram da Semana ECOLASALLE – série de ações de sustentabilidade e consumo consciente que integram os objetivos do projeto de educação ambiental desenvolvido no Ensino Fundamental II.

Foram três dias de atividades diversificadas envolvendo os diferentes componentes curriculares. No dia 14 de setembro, os alunos participaram de quatro oficinas realizadas simultaneamente: “Resíduos e Meio Ambiente”, “Aproveitamento de Alimentos”, “Horta Sustentável e Compostagem” e “Tratamento de Água”. Nesse dia, além dos professores, participaram a Bióloga Fernanda Espindola e servidores do DMAE.

No dia 18/9, a programação contemplou cinco rodas de debates mediadas pelos professores: “Ilha das Flores”, “Reciclando o Mundo com Arte”, “Consumismo e Industrialização”, “Lixo Eletrônico” e “Política e Meio Ambiente”.

No dia 19/9, as turmas trabalharam analisando três projetos de conscientização ambiental renomados nacional e internacionalmente: “Green School”, “Brasil sem Frestas” e “Liter of Light”. Nesse dia, o desafio dos alunos foi estudar a viabilidade da aplicação das ideias contidas nesses projetos no contexto escolar.

O projeto ECOLASALLE oportuniza a reflexão crítica da interação do homem com o meio, a apropriação de conceitos, o diagnóstico de problemas socioambientais e a prática de soluções.  Além disso, busca desenvolver junto aos alunos habilidades e competências em todas as áreas do conhecimento, seguindo a matriz de referência do ENEM.

Clique e veja as fotos.