09/10/2017

Institucional

SAMU: Educadores têm formação em primeiros socorros

SAMU: Educadores têm formação em primeiros socorros

Um grupo de educadores do Colégio La Salle São João participou na última sexta, 6 de outubro, do curso de Primeiros Socorros do Projeto Samu Cidadão, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O curso é teórico-prático e envolve temas como cuidados em saúde, atitudes de prevenção a acidentes e situações em que é preciso chamar o Samu pelo fone 192. Além disso, os socorristas ensinam técnicas que incluem exercícios de reanimação cardiorrespiratória com o uso de bonecos especiais para simulação. 

Para a educadora Aline Manzoni, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), participar do curso foi de fundamental importância para sua vivência profissional e pessoal: “Nunca sabemos quando alguém irá precisar de ajuda. Essa capacitação promove cuidados e prevenção que qualquer pessoa pode fazer. Dois dias depois do curso passei por uma situação particular em que aproveitei os ensinamentos adquiridos”.

A ideia do curso de Primeiros Socorros é tentar diminuir o número de trotes e ampliar a informação, oferecendo aos participantes conhecimentos para agir diante de uma situação de emergência à vida. 

“Tivemos aula sobre parada cardiorrespiratória, engasgue, AVC, desmaio, convulsão, traumas, sangramentos, amputação e queimadura. Além dos cuidados com a saúde é necessário divulgarmos o quanto é importante utilizar o serviço de forma consciente”, declarou Aline, destacando que hoje os trotes ocorrem em 10% das ligações.

Nessa edição participaram educadores da Recepção, do Serviço de Coordenação de Turno e dos Serviços Pedagógicos. Um novo grupo está inscrito para o próximo curso, que será realizado em novembro, na sede do SAMU.

< voltar