A sustentabilidade é um tema que deve estar presente em todos os projetos educativos atuais. Hoje já se sabe que recursos que eram considerados infinitos, como a água doce, estão em risco por causa do crescimento das aglomerações urbanas e em função do mau manejo dos rejeitos humanos.
Além da água, a produção excessiva de lixo e o consumo exagerado de energia elétrica apontam para a necessidade de uma nova relação do ser humano com a natureza, sob a pena de criarmos um mundo inabitável para todos.
Nessa perspectiva, o Colégio La Salle Sobradinho tem incluído essa temática em sua proposta educativa. No ano passado, além dos conteúdos trabalhados em sala de aula pelas diferentes disciplinas, a sustentabilidade foi o tema da Feira Multicultural/Feira de Iniciação Científica, que terá continuidade nesse ano com o estudo dos biomas brasileiros.
Na gestão da instituição, várias medidas estão sendo tomadas para tornar o Colégio um espaço sustentável, de respeito às pessoas e à natureza, destacando-se:
- Substituição gradativa das lâmpadas incandescentes e florescentes por lâmpadas de Led. Todas as salas de aula e espaços coletivos, até o final do ano, serão iluminadas com essa nova tecnologia, mais barata, eficiente e econômica.
- Construção de cisterna para captação de água da chuva. O Distrito Federal está enfrentando nesse ano sua maior crise hídrica, com racionamento no fornecimento de água. Alguns cientistas entendem que esse quadro tende a se agravar nos próximos anos, em virtude especialmente do uso do cerrado como área de monocultura agrícola. Diante desse quadro, serão instaladas no Ginásio de Esportes calhas especiais que captarão a água da chuva e a depositarão em depósitos, para serem usadas nas plantas e jardins, na limpeza do pátio e outras finalidades. A água para consumo dos alunos continuará sendo a oferecida pela CAESB, devidamente tratada.
- Substituição de copos e utensílios descartáveis. Esse projeto começará pela Sala dos Professores, onde as xícaras e copos descartáveis serão substituídos por utensílios permanentes, de cerâmica. Outras iniciativas com a finalidade de diminuir a produção de lixo também serão desenvolvidas em toda a escola.
- Horta Orgânica, minhocário e compostagem. O Colégio já possui uma horta, com manejo orgânico, que tem servido para aulas de educação ambiental e produção de verduras e legumes para consumo no Turno Integral. Recentemente foi construído junto à mesma um minhocário e um tanque de compostagem, onde são depositados os resíduos orgânicos do refeitório e da cantina, para produção de húmus e redução do lixo.
Colégio La Salle Sobradinho: educando para a vida!