Chegamos novamente no tempo quaresmal para vivermos simbólica e liturgicamente a preparação para a Páscoa, gerando sentido em todos aqueles que se propõem a vivenciar algumas atitudes cristãs.
A repetição anual da Quaresma não é um retorno insistente do mesmo, mas sim um tempo oportuno de aprofundar a fé e penetrar mais no mistério salvífico de Jesus Cristo. Para isso, uma revisão de vida é necessária. Retomar ou elaborar um projeto de vida faz bem para um aprofundamento da vida cristã ao identificar-se mais com o Filho de Deus.
Seguem 15 atos de amor propostos pelo Papa Francisco para que possamos gerar em nós um itinerário de fé e acolhimento do amor do Pai. São práticas simples e cheias de sentido. Desafie-se a vivenciá-las!
- Porque um sorriso é uma bênção que oferecemos aos outros e a nós próprios.
- Uma pessoa que sabe sentir-se grata e que reconhece as dádivas recebidas é muito mais feliz.
- Quando os outros lhe dizem algo, estão a dar-lhe um pouco de si próprios. Receba-os, com amor...
- Muitas vezes tudo aquilo que precisamos é sentir que alguém se preocupa conosco.
- Não olhe para o outro lado, é preciso tão pouco para fazer tanto...
- Diga o que sente às pessoas mais importantes da sua vida.
- Alegre-se com uma tarefa bem concluída por um colega, um trabalho bem feito pelo seu par, elogie uma qualidade que aprecia num amigo.
- Saudar as pessoas que vê todos os dias é reconhecer o seu valor e mostrar-se grato por existirem na sua vida.
- Saber amar é saber perdoar, aceitar, seguir em frente. Aceite quando os outros o corrigem - só nos preocupamos a corrigir aqueles que amamos e que importam para nós.
- Este ponto é uma grande prova de amor, principalmente numa família. Ajude alguém nas suas tarefas, para que essa pessoa possa descansar...
- Aquele casaco, aquela camisola que estão a encher o seu armário e que não usa há anos podem fazer uma grande diferença na vida de outra pessoa.
- Ter pequenos gestos de atenção para com as pessoas que amamos é uma forma de os abraçarmos, sem usar os braços...
- Num lar, onde vivem várias pessoas, muitas vezes as discussões surgem porque alguém sujou e não limpou. Habitue-se a limpar, com alegria, aquilo que suja.
- Demonstre que ainda acredita na Humanidade... ajude alguém a atravessar a rua, a carregar os sacos do supermercado, ofereça um bolo a alguém...
- Eles ampararam-no na sua chegada ao mundo e cuidaram de você quando era ainda indefeso. Ligue só para saber como estão, partilhe com eles uma vitória sua, diga-lhes que gosta deles. Há maior gesto de gratidão?
Papa Francisco