20/03/2018

Interdisciplinaridade e “Google For Education"

Interdisciplinaridade e “Google For Education

Os professores Cláudia Regina (Biologia) e Gustavo Paiva (Química) promoveram uma aula prática interdisciplinar de laboratório, envolvendo os estudantes das 1ªs séries do Ensino Médio. Essa proposta metodológica está dentro dos novos parâmetros curriculares do Ensino Médio e tem como objetivo demonstrar aos alunos as inter-relações das Ciências da Natureza.

A estratégia utilizada pelos professores foi desenvolver uma prática investigativa, própria da perícia criminal, apresentando aos alunos uma situação-problema fictícia. Foram apresentadas aos estudantes uma série de “evidências” e eles utilizaram os recursos do laboratório para fazer testes como presença de sangue em tecidos, detecção de impressões digitais em diferentes matérias e a cromatografia de tintas.

Após a análise das evidências, os estudantes deslocaram-se do laboratório para a Sala Google, onde puderam utilizar-se das ferramentas do “Google For Education” para fazer, online, o relatório das conclusões a que chegaram com os testes laboratoriais.

Dessa forma, o aprendizado dos conteúdos de Biologia e Química deixou de ser apenas teórico, transformando-se em prática concreta e facilitando a apreensão dos conteúdos propostos pelos professores. Além disso, ao apresentarem seus relatórios de forma online, imediatamente os docentes puderam mensurar e avaliar o grau de aprendizado dos alunos, verificando a necessidade de retomada de algum conceito, oportunizando aos estudantes a compreensão de aspectos importantes das disciplinas, que serão retomados nas avaliações do PAS UnB e ENEM.

Essa estratégia pedagógica atesta a transição pela qual passa o Colégio La Salle Sobradinho, deixando de lado o modelo centrado na memorização de conteúdos e enfatizando a aquisição de novas habilidades e competências.

Veja mais fotos da atividade interdisciplinar em nossa fanpage.