(Mensagem da Direção do Colégio La Salle Sobradinho às famílias lassalistas)
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa, celebrada especialmente pela Igreja Católica, que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia (também conhecido como Santa Ceia), o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264 e acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Segundo o biblista Carlos Mesters, a Eucaristia é uma celebração da memória. Ou melhor, das três dimensões da memória presentes na Bíblia.
A primeira dimensão é a memória do passado. Dois fatos sustentam esta afirmação: a caminhada do povo de Deus pelo deserto, em direção à Terra Prometida (por isso as procissões, que representam essa caminhada); e a morte e ressurreição de Jesus, que deu a sua vida para toda a humanidade pudesse alcançá-la. Ao instituir a Eucaristia, Jesus disse: “Fazei isso em memória de mim”.
A segunda dimensão é a memória do presente. Em nossos dias, mais do que nunca, é necessário que tenhamos em nossa mente, coração e memória que Deus está ao nosso lado, nos orientando, protegendo e cuidando.
E a terceira dimensão da memória é a “memória do futuro”, ou seja, saudades daquilo que ainda não aconteceu. Devemos ter memória/saudades da plenitude do Reino de Deus. Essa memória do futuro nos faz caminhar, seguir adiante, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos em nosso cotidiano.
O dia de Corpus Christi nos alimenta pela fé, assim como o maná alimentou o povo peregrino no deserto e como o pão e o vinho, que representam o Corpo de Cristo, alimentou e ainda alimenta a todos aqueles que colocam sua fé em Deus.
Nesse período de recesso, quando teremos a oportunidade de descansar e de conviver em família, desejamos que todas as famílias lassalistas possam experimentar em seus lares e vidas a memória (do passado, do presente e do futuro) de que é possível viver uma “vida abundante”, conforme prometido por Jesus.
Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!