Quando brinca, a criança tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro e introduzir-se no mundo imaginário. Os materiais não estruturados, (como palitos de picolé, entre outros), são inseridos na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.
Durante as brincadeiras ao se depararem com esse tipo de material, as crianças necessitam de encorajamento e tempo para pensar, explorar, criar e desenvolver habilidades que darão sentido à brincadeira.
Enquanto as crianças estão engajadas na exploração do material, o educador tem o papel de realizar intervenções que instigue o pensamento infantil e favoreça a ampliação de possibilidades. Dessa forma, as crianças criam novas habilidades e as usam em suas criações e também na interação com outros amigos, ajudando-os na solução de problemas enquanto manipulam os palitos!
Nesse caso a turma do Pré II BT, usou toda sua criatividade e coletividade para montar o seu "Jurassic Park"... Muita diversão e parceria!!