De 12 a 16 de maio, a Rede La Salle celebra uma semana especial, em homenagem ao Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs: São João Batista de La Salle.
Em 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII, pelo breve “Quot Ait”, proclamou La Salle Padroeiro Universal dos Professores. O homem que viria fundar o Instituto e tornar-se Santo nasceu em 1651, na mansão “La Cloche”, em Reims, na França. Foi batizado no mesmo dia, sendo seus padrinhos os avós paternos. La Salle dedicou sua vida a educar os mais humildes de modo inovador, abdicando de sua condição de nobre. O falecimento ocorreu em 1719.
Seu legado continua com o trabalho dos Irmãos Lassalistas na missão por uma educação cristã e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade. “La Salle foi revolucionário para a época em que viveu, quebrando paradigmas tradicionais e deixando uma extensa obra”, observou o Ir. José Rovani, Diretor da Comunidade Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre/RS.
Nesta semana, em especial, comunidades educativas, religiosas e formativas Lassalistas desenvolvem propostas elaboradas pelo Serviço de Pastoral para homenagear o Santo Fundador.
A memória de La Salle é exaltada durante este período de 45º Capítulo Geral, importante Assembleia que define as perspectivas do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Até junho, a Casa Generalícia, em Roma, acolhe Capitulares dos cinco continentes, que participam deste momento. O lema escolhido – “Esta Obra de Deus é também a nossa” – está inspirado em uma carta escrita há exatamente 300 anos pelos primeiros Irmãos e dirigida a São João Batista de La Salle em um momento desafiador nas origens daquele novo Instituto.
Acompanhe neste e nos demais canais de comunicação da Rede La Salle mais notícias sobre São João Batista de La Salle e sua Missão Educativa, que prossegue em mais de 80 países no mundo.