Neste sábado, 06 de setembro, ocorreram as atividades finais da AMEL - Assembleia da Missão Educativa Lassalista -, no CECREI, em São Leopoldo/RS. A abertura do terceiro dia foi feita pelo Ir. Nelso Antonio Bordignon, Diretor da Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde, que compartilhou com os participantes a oração da manhã.
Em seguida, houve a apresentação da Proposta Educativa da Província La Salle Brasil-Chile, conduzida pelo Ir. Cledes Casagrande, Diretor Adjunto de Missão e Pastoral. A Proposta possui caráter inspirador, ressaltando a identidade institucional. A partir dessa conceituação, Ir. Cledes falou das etapas de elaboração desse documento, que contou com a colaboração das unidades e com pareceres de Irmãos e especialistas externos. A Proposta está em fase final e deverá ser publicada em novembro deste ano após ser encaminhada à Direção Provincial.
Foi aberto na AMEL um momento de trabalho em grupos por proximidade, os quais redigiram sugestões, acréscimos, supressões e contribuições, em geral, à Proposta Educativa. Logo após, cada equipe discutiu um dos seguintes temas que permearam as discussões na Assembleia: Formação de Educadores; Qualidade da Educação; Gestão Estratégica em Rede; Consolidação da Proposta Educativa e Serviço Educativo aos Pobres. Foram definidas três prioridades para cada tema e linhas de ação.
A revisão e redação das proposições da AMEL foram feitas com base em síntese elaborada pela ECA a partir de relatórios entregues pelos grupos. Após o almoço, ocorreu a apresentação dos temas e suas respectivas prioridades e linhas de ação, bem como a votação, pela Assembleia, das considerações apresentadas.
Foram aprovadas pelos membros da AMEL as prioridades e conjuntos de linhas de ação de todos os temas. As resoluções votadas na AMEL serão redigidas em documento oficial que será levado ao Capítulo Provincial, que acontece em outubro. O encerramento do evento foi marcado pelas palavras de agradecimento de alguns membros, do Diretor Provincial de Missão e Pastoral, Ir. Arno Lunkes, e do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat. "Esperamos que possamos levar mais esperança do que inquietações e dúvidas. Que possamos, de fato, levar o que de melhor temos dentro de nós: a diversidade", afirmou Ir. Jardelino.
Organizada pelo Conselho da Missão Educativa da Província La Salle Brasil-Chile, a AMEL teve por objetivo avaliar o triênio 2012-2014 e projetar os rumos da educação Lassalista para o próximo período. Ao todo, foram 110 participantes, entre Diretores e Supervisores Educativos de Escolas de Educação Básica, de Educação Superior, e Direções dos Centros Assistenciais do Brasil, do Chile e de Moçambique, juntamente com os Conselhos Provincial e da Missão Educativa. Participaram também integrantes dos setores administrativos das Mantenedoras da Rede La Salle. Esta foi a primeira AMEL após a reestruturação das então Províncias Lassalistas (Porto Alegre, São Paulo e Chile).
A Província, com sua abrangência, conferiu ao evento um caráter de diversidade, conforme apontou o Ir. Paulo Fossatti, Reitor do Unilasalle Canoas/RS: “Creio que a importância desta AMEL é a consolidação de uma identidade institucional com características de internacionalização, um dos elementos essenciais neste processo pós-estruturação da Província La Salle Brasil-Chile. Hoje, nós precisamos pensar não só na própria instituição, mas que, de fato, somos uma Província que abarca Brasil, Chile e Moçambique. O fato de estarem aqui reunidos representantes desses três países pensando a educação Lassalista para além das fronteiras vem consolidar esta identidade institucional também em um contexto internacional. Acredito que isso seja fundamental para a educação do século XXI.”
Para Santiago Amurrio, Assessor Educacional da Província La Salle Brasil-Chile, a AMEL é positiva por ser um espaço de crescimento, de avaliação e de projeção. “É uma oportunidade para refletirmos sobre a Missão Educativa, estabelecendo laços profundos para nos conhecer melhor e construir um projeto comum. Assim, não nos fechamos em nosso próprio mundo, percebermos a riqueza que é a Província La Salle Brasil-Chile”, disse Santiago.
Para conferir as fotos do encontro, acesse a página oficial da Rede La Salle no Facebook clicando aqui.