Os alunos da Creche III, do Colégio La Salle Medianeira, de Cerro Largo/RS, começaram suas jornadas ao mundo da leitura com o projeto “Contando e Encantando”, um estímulo à autonomia, à criatividade, ao desenvolvimento da oralidade e à desinibição por meio de dramatizações em família.
A estudante Helena é quem vai iniciar o projeto. Ela ganhou o primeiro sorteio e levou para casa uma sacola com livros e um caderno para anotações e desenhos. Na família, a lassalista vai ouvir e recontar a história escolhida da forma que preferir: com a ajuda de fantoches, dramatizações com fantasias ou teatro de sombras. Os personagens podem ser criados com materiais recicláveis, um momento especial entre a criança e os familiares que ficará registrado no livro do projeto.
"Ouvir histórias é significativo para cada um de nós. Além da contribuição subjetiva, as histórias são o primeiro contato da criança pequena com o mundo da leitura e escrita, e esse contato deve ser prazeroso", destacou a professora Simone Assmann.
O aluno também escolherá uma cena da história para desenhar. A apresentação em casa será gravada para depois ser enviada à escola e assistida pelos colegas. Depois, a professora fará uma atividade relacionada ao livro.