Os 45 anos de história da Universidade La Salle foram celebrados na noite da última sexta-feira (06/08), em uma live que teve como atrações principais a palestra “Felicidade: aos trancos e barrancos”, ministrada pelo Doutor em Filosofia pela USP, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé, um dos mais populares filósofos da atualidade no país, e pocket show do músico Duca Leindecker, voz de inúmeros sucessos à frente da Cidadão Quem.
Além dos convidados, o evento contou com depoimentos de pessoas que fazem parte desta história de 45 anos, como ex-alunos, que estudaram na Universidade La Salle em diferentes décadas. Caso de Helenita Torelly Garcia, professora de Letras formada na primeira turma, em 1980: “Foram anos de crescimento, realizações, experiências e muitas alegrias. Sou grata a esta Instituição por apoiar minhas iniciativas e dar guarida às novas ideias”, relembrou, citando o cantinho da leitura, um espaço todo adaptado para o incentivo da leitura infantil no antigo Magistério.
Felicidade: aos trancos e barrancos
O Doutor em Filosofia e escritor Luiz Felipe Pondé, abordou a felicidade, algo difícil de conceituar, mas que todos sabemos o que significa. Um dos pontos centrais da palestra do filósofo foi o fato de que a felicidade não pode ser construída de forma individual, uma vez que o ser humano é insuficiente por natureza “Felicidade não é aquilo que você pensa em aprender em um workshop de fim de semana e nem um livro que você compra dizendo quais são os dez passos para a experiência da felicidade. A felicidade é uma construção histórica, não uma experiência individualista, o que hoje é visto como tal. Só existe como ciência da prática, ninguém pode ser feliz teoricamente.”
Após a palestra, Pondé respondeu algumas das diversas perguntas enviadas pelo chat, mostrando que o tema realmente leva a questionamentos.
Depois da reflexão, a música
Para encerrar a celebração, interação através de músicas cujas letras se sabem de cor. A live de 45 anos da Unilasalle fechou com muita interação - mesmo que virtual - através do pocket show de Duca Leindecker, que além de clássicos da Cidadão Quem, apresentou músicas do Pouca Vogal e do mais recente projeto, Triângulo.
Confira a live completa clicando aqui!